Páginas

Minhas três Princesas

Lilypie Kids Birthday tickersLilypie Second Birthday tickers

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Meu primeiro Natal...


Oi gente

Vim para contar como foi o primeiro Natal com a Helena, pelo menos fora da barriga...

Foi gostoso mas cansativo. Nossa pequena resolveu dar um baile na gente durante o feriado. Mais uma vez fomos a Ribeirãozinho. Desta vez, com mais calma.

Saímos de casa no sábado e pegamos a estrada. Foi relativamente tranquilo, mas a viagem é cansativa para ela, pois tem que ficar na cadeirinha.
Brincando de dirigir numa paradinha para descansar

Chegando em Ribeirãozinho ela estranhou um pouco o pessoal, mas isso também aconteceu na outra vez. Então não dei muita bola. Colocamos ela para dormir e ela acordou várias vezes durante a noite. No outro dia, no entanto, ela continuou irritadiça. Na verdade, acho que quando a criança vai ficando mais velha às vezes estranha um pouco mais as pessoas e ambientes, né?


Com o primo Maurício e a candidata a prima, Grazzy. Leva o maior jeito...
Com a tia-nona Inês

Com o primo Anselmo (esse ela ainda não conhecia)
Ow colo bom!!!!

De qualquer forma, a bichinha fez sucesso!!!! Brincou om todos, pois foi aos poucos aceitando colo das primas, primos, tios e tias todos. Comprei algumas daquelas papinhas prontas da Nestlé para dar a ela, já que é difícil controlar horários de refeições em situações como essas. Ela adorou a de caldo de feijão e beterraba e a de galinha, legumes e macarrão. Dessas ela come o pote todinho. Em compensação, a de cenoura e a de hortaliças geraram gritaria e muita mal-criação.


Eita... Quem sai aos seus...


Nectarina BOA!!!

O pior para mim foram as noites sem dormir. No final a Helena acordava de hora em hora e ´só sossegava no colo ou mamando. Resultado, eu não dormi nada a semana toda e quando eu não durmo fico desesperada!!!! Depois de muita especulação (é dentinho, é cólica, é frio, é calor, é sono, etc...), descobri que deixando ela no peito ela ficava mais calma. Mas mamava tão estressada que empurrava meu peito com a mão e comecei a ficar dolorida, como se os mamilos fossem rachar de novo. Mas só faltavam 2 dias e resolvi engolir a dor.


Cheia de sono... 1:30 da manhã da noite de Natal...

O Marlon ligou para o trabalho e descobriu que estaria de plantão no domingo.Então voltamos para casa no sábado. Ela, que acostumou com colo o tempo todo na casa da tia, reclamou bastante a viagem toda. Mas tem coisas que eu e o Marlon não abrimos mão. A cadeirinha é a maneira mais segura da criança viajar. Nela, uma criança tem 80% a mais de chance de sobrevivência que um adulto com cinto. Então ela viajou lá mesmo. Chorava um pouco, dormia um pouco e assim foi.

Ao chegar em casa, ela ficou muito feliz. Seu rostinho se iluminou vendo seu quartinho. O papai deu um banho de chuveiro mesmo e eu dei de mamar e botei na cama...


No domingo, parecia que eu tinha levado uma surra. Dormi quase o dia todo....


Mas descobri que a diferença desta viagem para a outra foi a rotina. Da outra vez consegui manter os horários da Helena. Desta, não. Desde que chegou em casa ela está um anjo. Voltou a comer e está na rotina direitinho....


Ufa!!!!! Esse foi o primeiro Natal da Helena



sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Mãmãmã

Oi gente...

Já estou indo deitar... Hoje a Helena deu trabalho para dormir. Na verdade ela estava com muitos gases e demorou demais para pegar no sono.

MAs uma das crises de choro me fizeram quase chorar de emoção. Ela começou a chorar e quando eu já estava chegando, na porta do quarto, ouvi ela chorar "mãmã".

O Marlon estava do meu lado e disse "Ela te chamou'. Eu ri e disse, ela só fala isso chorando... não sabe que mamãe sou eu.

Um pouco depois no quarto, ela no colo dele, virou para mim e começou a chorar "mãmãmã". Quando eu a pegava, ela parava. Quando passava para ele, ela fazia de novo.

Fiquei emocionada (e o papai com um pouquinho de inveja)... minha filhota está aprendendo a me chamar.

Beijos e boa noite

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mundo do Natal e primeiro almoço

Oi gente

Hoje a Helena foi passear no Mundo do Natal. Nossa vizinha Luciana nos convidou e resolvemos dar uma voltinha. A Helena adorou!!!!! Embora não entendo o que é o Natal ainda, viu muitos bonequinhos, um coral de ursinhos que fez ela deixar a chupeta cair e um de Papai-Noéis que ela não conseguia deixar de lado apesar do soninho que já estava. Olha a carinha de felicidade!
A vaquinha se mexia e ela ficou fascinada!!!!
No colinho da tia Lú

Foi bem gostoso. Ficamos um pouco e depois voltamos pois ela estava bem cansadinha... Mamou e dormiu bem linda.

Ontem dei a ela o primeiro almoço... Gente... foi uma lambança geral, mas ela adorou! Cozinhei uma batata e acrescentei arroz. Coloquei também caldinho de feijão. Ela bateu um pratão. Dêem uma reparada no tamanho do prato que eu fiz... Era meia batata, com umas 4 colheres de arroz...

Ela comeu super bem... O problema foi que a cadeirinha parecia um local de batalha depois de quase uma hora comendo. Mais perto do final, observem o estado.

Feijão até no umbigo!!!! Depois teve que ir direto para o banho - hehehehe.

Hoje peguei papinha de cenoura, com abóbora, arroz, feijão e um pouquinho de farofa de couve... Ela comeu super bem de novo.

Vamos ver se o padrão se repete, mas ontem ela dormiu tão bem, que ao invés das 5:45, ela acordou às 6:30 para mamar e depois ao invés de acordar às 8:00, acordou às 8:40... Bem dorminhoca!!!! Quero só ver quando ela começar a jantar na semana que vem!!!!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Passeio no Parque e Novas Estripulias




Olá!!!!

Acabei de voltar com a Helena do Parque. Eu nunca tinha levado ela até lá porque aqui é muito quente mesmo e fica complicado ir com bebezinho para lugares abertos. Mas hoje, o céu estava bem encoberto pois choveu a manhã inteira e o papai tava de férias. Então, peguei o carro (que normalmente ele usa para ir trabalhar) e fui com minha pequenina para o Parque.

Levei uma colcha bem grande, chapéus para nós duas, protetor solar, um lanchinho para a Helena e, claro, minha máquina fotográfica!

Lá ela brincou bastante, conversou e ficou de gatinha pela primeira vez... Peguei a máquina correndo... Não ficou muito boa, mas registrou o momento. Além disso, temos outras fotinhos do passeio.

Depois de brincar bastante, comer meia pêra raspadinha e passear um pouco de carrinho, ela ficou com sono. O sol também começou a abrir e não poderíamos ficar mais. A coloquei no carro e já na volta para casa ela dormiu. Chegando em casa só coloquei o bebê conforto no quarto dela e liguei o ar condicionado para ela continuar a sonequinha da tarde.

Depois que acordou ela mamou bastante e começou a conversar. Então eu falava "mãmã" para ela imitar. Ela ria e erolava os lábio como eu mas o que saía era do tipo "bo" - hahahahaha... Caíamos as duas na gargalhada.

Agora, para responder à Márcia - Portugal, o tapetinho da Helena cheirava forte quando embalado. Uma vez aberto o cheiro saiu. Ele também é indicado para maiores de 3 anos porque tem algumas pecinhas pequenas demais que podem ser engolidas. A solução é fácil, retire estas partes. Afinal, a criança de três anos nem vai querer saber deste tapetinho, né?

Já a beterraba, eu cozinho e depois amasso com um garfo mesmo. Ficam pedacinhos pequenos e ela dá conta de engolir.


Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Comendo bastante...

Oi gente

A Helena está uma graça agora com o negócio de comer...Só hoje foram, 1 banana prata amassada, 100 mL de suco de melão e 1/2 mamão papaia amassadinho!!!! Benza Deus - kkkkkkkkkkk.

Fora isso, só anda dando um pouquinho de trabalho para dormir. Agora mesmo, acabei de ter que subir pois ela estava tendo um pesadelo. De vez em quando ela os tem. Ela acorda gritando e temos que acordá-la na marra pois senão ela não aceita nem mamar. Depois ela mamou mais 20 minutos e agora parece que doriu. Essa noite ela acordou 4 vezes... ufa!!!!

Que vale que o MArlon sai de férias sábado e poderá me ajudar um pouco mais. Por falar nele, me deu um presente de Natal MARAVILHOSO... Uma máquina digital semi-profissional. Olhem algumas das fotos que eu já fiz assim que aprendi a usar!
No meu tapetinho
Coisa linda!
O que quer que tenha sido, juro que não fui eu!!!!!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Mamão e Banana

Gente... dar comida para a Helena está sendo muito divertido!!!!! A rotina dela é que está meio bagunçada, mas a gente organiza depois que as refeições ficarem bem estabelecidas.

Ontem fomos dar uma volta no shopping e na volta resolvi experimentar uma bananinha! Peguei uma, cortei na metade e amassei no pratinho dela. Começamos a dar e ela ADOROU!!!!! Também, tô pra ver criança não gostar de banana, né?

O engraçado é que ela continua mamando do mesmo jeito. O mesmo número de mamadas. Ela come a fruta até que rejeita e depois de uns 30 min, pede o peito. Isso acontece com vocês mamães??? Podem me contar sua experiência?

Parece que tem outro estômago só para o leite - kkkkkkkkkkkk.

Hoje de manhã tentei voltar com o suco de cenoura, mas não teve jeito! Ela fazia careta e fechava a boca... Então, depois de tentar um pouco, desisti e fiz de laranja de novo. Aí sim!!!! Tomou quase tudo... uns 70mL. Depois não quis mais de novo.

Na hora do almoço, resolvi cortar uma fatia de mamão e amassar. A Francislaine deu para ela enquanto almoçávamos ali do lado da mesa. Ela papou TUDO!!!!! E ainda demos mais uma fatiazinha. Mas depois de 45 minutos, pediu o peito de novo... Tudo bem... eu vou dando. Não me importo nem um pouco. A médica é que falou que com o tempo ela deve manter só umas 3 mamadas por dia. Vamos ver...

No mais, por causa das frutinhas ela passou a fazer cocô todos os dias, em geral, umas duas vezes. e acho que já deu uma engordadinha.

Agora também já pede mamãe esticando os bracinhos. Algumas vezes nem papai resolve. Tem acordado no meio da noite mas eu dou a chupeta e ela dorme de novo. Começou quando estava doentinha. Agora estou evitando atender. O problema é que ela agora já rola por cima do rolinho segura-bebê e gira dentro do berço. Também enfia os bracinhos através das grades, mesmo com o protetor. Então hoje durante o dia já adotei outra técnica e está funcionando.

Se ela começa a chorar, de vez em quando eu entro devagarzinho no quarto e olho como ela está. Se está direitinho saio de novo sem ela me ver. Se está de bruços ou atravessada, não tem jeito, coloco ela na posição segura de novo, arrumo o berço e dou a chupeta e o Teddy.

Vamos ver...

Esse vídeo é do papai (cheio de jeito) dando banana para a Helena... Reparem na quantidade de banana que ele coloca na colher. Parece que ela é um passarinho!!!!!



Beijos

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pêra e Beterraba - hummmmm

Oi gente

Hoje, graças a Deus a Helena está ótima!!! Não tem absolutamente nada! Acordou às 2:00 da manhã. Fui lá e olhei. Não tinha febre nem estava suando. Então, saí do quarto para que ela voltasse a dormir. Ela continuou chorando, e em 10 minutos voltei, novamente dei a chupeta e o Teddy e saí. Ela chorou mais uns dois minutinhos e dormiu até as 6:00. Então mamou e dormiu de novo até 8:30.

Trouxe ela para baixo e fiz suquinho de pêra. Ela não gostou muito no começo... mas até que tomou bem. Até que não quis mais. Coloquei-a para brincar mas cerca de uma hora depois ela quis mamar (esperei ela pedir pois quero que os suquinhos substituam gradativamente as mamadas). O que ela não quis fazer foi dormir de manhã. Normalmente ela cochila por volta das 10:00. Hoje não teve conversa!

Por volta das 11:30 entrei na cozinha e ela bateu o olho numa beterraba que a Francislaine estava cortando. Demos uma fatia para ela chupar e ela adorou!!!! Como ela começou a morder pedaços grandes, resolvi amassar e dar logo de uma vez para evitar engasgue. O resultado é esse aí:




Primeiro chupando a beterraba
Depois a mamãe resolveu dar, mas eu queria mesmo era comer sozinha...
E, por fim, alguém conhece um neném mais coradinho??? Foi daí para o banho direto.

Depois do almoço ela quis finalmente dormir, às 12:30... vamos ver como vai ficar a tarde!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Melhor

Oi gente

Só estou passando para avisar que Helena está melhor... Hoje dormiu normalmente. Só acordou às 2:30 porque estava com calor (eu tinha colocado o ar bem fraquinho). Então, liguei o ventilador para não correr o risco de ficar frio demais, dei a chupeta e o Teddy e ela dormiu de novo.

Só acordou às 6:15. Mamou, brincou um pouco sozinha no berço e dormiu de novo. Às 8:00 acordou de vez. Quis mamar mas eu não dei para ela tomar suquinho.Ela reclamou bastante!!!! Troquei a fralda, fiz suquinho de tangerina (era a única coisa que tinha já que não pude ir ao mercado ontem) e dei. Ela não gostou não. Acho que estava muito ácida. Ela fazia caretas e cuspia quase tudo. Depois pedia o copo de novo e fazia tudo outra vez.

Desisti e dei de mamar, à tarde eu tento outra frutinha. Ela brincou comigo um pouco. Tirei a temperatura dela e está em 37°C.
Ela estava agindo normalmente agora de manhã. Por volta das 10 ela ficou com sono e agora está dormindo a soneca da manhã.

Muito obrigada pelos reacdinhos e pela preocupação de todos, tá? Espero que o pior tenha passado.

Beijos

domingo, 7 de dezembro de 2008

Passeio no Hospital

Oi gente... muito obrigada pelos recadinhos...

Hoje depois que a Helena acordou da dormidinha da tarde, estava tão molinha que nem chorava. Pediu meu colo só com os bracinhos. Quando a peguei vi que estava FERVENDO! Pedi para o Marlon se arrumar para irmos ao PS. Coloquei a chupeta termômetro e deu 39ºC!!!!

Fiquei apavorada... quase comecei a chorar... Ela mal se mexia... Achei o telefone da pediatra e liguei. Ela disse que era bom eu ir à FEMINA (uma clínica que é bem boa para crianças aqui). Levei-a para lá.

Lá o médica atendeu e pediu uns exames de sangue para ver se era virose pois no físico não deu nada. Depois passou o Tylenol via oral. Levamos ela para o laboratório e lá tiraram sangue da mãozinha dela. Ela chorou mas nada demais e a moça parecia ter muita prática. Ela tomou o remédio, mas 5 minutos depois vomitou tudo.

Então ele pediu para fazer outra administração, mas desta vez dipirona. O problema foi que demorou pois estavam atendendo a um caso de afogamento e dando pontos no joelho de outra menina. Enquanto isso a temperatura da Helena já estava em 39,5ºC!!!!

Mas ela tomou a dipirona e 10 minutos depois já começava a suar enrolada na mantinha. Aos poucos deu um sorrisinho tímido e começou a abrir mais os olhos. Quando o MArlon foi buscar o exame às 17:00, eu já tinha colocado ela sentadinha na cadeira ao meu lado e ela brincava um pouco.

O Hemograma disse que estava tudo normal. Não há infecção. No entanto, a proteína C reativa, que indica inflamação, estava alta. Portanto, tudo indica que trata-se mesmo de uma virose.


Quando a febre baixou ela ficou com soninho e dormiu todo o caminho até em casa. Aqui brincamos um pouquinho no tapetinho dela como pode-se ver na foto. Ela já estava bem melhor.

Depois demos banho e agora a colocamos no berço. Chorou um pouquinho mas logo dormiu... Quando for dar a última mamada vou dar uma dose de Tylenol que já deixei prontinha para ver se ela dorme bem pois essa noite acordou muitas vezes.

Como é ruim ver um filho sofrer... affff!

Mais febre e suquinho de maçã

Oi gente...

Hoje a Helena voltou a ter febre... Eu atendi a ela de madrugada e o Marlon pegou ela de manhã. Ele não tirou a temperatura dela mas sentiu que estava quentinha e deu Tylenol por volta das 7:30. às 9:30 me chamou pois ea queria mamar. Então desci e passei uma maçã pela centrífuga... deu uma boa quantidade de suquinho. Coloquei no copo de treinamento e sentamos a Helena na sua cadeirinha (que chegou ontem) para dar.

Ela tomou tudinho!!! Adorou o suco!!! Só no finalzinho começou a cuspir. No entanto, depois disso vi que ela estava bem quentinha e tirei a temperatura. Estava em 38,5ºC de novo. Então demos um banhinho já que não podíamos dar o remédio de novo.

Ela relaxou um pouquinho e quis mamar. Dei de mamar deitada na minha cama e ela gostou... mamou bastante. Depois descemos com ela e eu brinquei um pouquinho no tapetinho de borracha que comprei ontem (para ela não se machucar, já que ainda cai às vezes). Mas ela não estava muito animada. Então o Marlon a pegou no colo enquanto eu estava no telefone e ela dormiu encostadinha no ombro dele. Agora está descansando um pouco.


Helena ontem, sem febre e experimentando a cadeirinha... Será que gostou?

sábado, 6 de dezembro de 2008

Sem febre, e primeiro suquinho

Oi gente

Ontem a Helena já foi dormir sem febre. Mesmo assim coloquei um mamacãozinho com medo que ela subisse durante a noite. às 2:00 ela acordou toda suadinha. Então aumentei a potência do ar condicionado.

Acordou hoje sem nada e o papai, que levantou para atendê-la já deixou que ela ficasse só de fraldinha.
Eu dormi até mais tarde para me recuperar das duas noites passadas. Quando acordei ela estava querendo mamar de novo. Então peguei duas laranjas limas e passei na centrífuga para ela. Coloquei no copinho de treinamento e dei. Ela nem piscou... agarrou no copinho. Não bebeu muito, mas isso já era de se esperar.




Depois pediu para mamar um pouquinho, o que foi um alívio, já que meu peito estava doendo de tão inchado, mas mamou só uns minutinhos.

Amanhã eu queria fazer suco de maça, mas o Marlon quer cenoura... vamos ver e eu passo para contar.

Beijos

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ainda com febre


Hoje às 5 da manhã a Helena acordou. Quando a peguei no berço percebi que estava bem quentinha. Dei de mamar e ela adormeceu no peito. Coloquei de volto no berço mas não durou muito. Logo começou a chorar novamente. Então, peguei a chupeta termômetro e vi que estava próxima de 38,5º C de novo.

Dei o Tylenol, que ela ADORA. Agora já pega a seringa da minha mão e toma sozinha. Troquei a fralda e coloquei para brincar sentadinha no berço. Deixei a chupeta monitorando a temperatura dela. Foi então que tirei essa fotinho. Tive que trocar a roupinha também pois ela deu uma golfada bem grande.

Depois de um tempo, reclamou e eu peguei no colo. Então ela fez cocô. Troquei de novo, dei de mamar outra vez e ela adormeceu. Já eram 7:30. Agora ela ela acordou, às 9:30. Toda molhadinha de suor. Troquei a roupinha e medi a temperatura que agora está normal, mas ela ainda está sob efeito do remédio. Ela está mais animadinha também.

Vamos ver como o quadro evolui...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Primeira Febre

Oi gente

Estou passando para contar sobvre a primeira febrezinha da Helena. Estou de coração partido. Desde ontem ela andava meio chatinha. Era só me olhar que ficava manhos, querendo colo. Não ficava no cercadinho, nem no tapetinho e só reclamava.

Hoje comecei a achar que era manha. No começo da tarde, tive que levar o Marlon ao trabalho para ir trocar a babá eletrônica (esse é outro capítulo) que deu defeito. Pedi para a Francislaine colocá-la no berço pois ela costuma dormir às 14:00.

Quando cheguei eram quase 15:00 e ela acordada. A Francislaine me falou que estava achando ela quentinha. Peguei a chupeta que é um termômetro e dei a ela. Esperei e ela começou a tocar musiquinha. Isso significa febre. Como ela mede em Farenheit, fiz a conversão e descobri que a temperatura dela era de 38,2°C.

Liguei para o consultório da pediatra e a secretária disse que eu poderia levar a Helena lá. Já que eu estava de carro, fui imediatamente. Chegando lá, a Dra. examinou e disse que ela não tem nada na garganta, intestino ou ouvido. Então disse que o remédio era muito leite materno, chamego e atenção para o aparecimento de novos sintomas. Caso a febre subisse era para dar Tylenol.

Quando cheguei em casa, tirei a temperatura e estava em 38,5°C. Então dei Tylenol e uma mamada caprichada. Logo ela melhorou. Depois coloquei no berço para dormir. Daqui a pouco vou dar de mamar de novo e dou outra dose de Tylenol para ela dormir bem. Amanhã passo para dizer como ela está.

Beijos

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Nova Consulta e Novos Gastos

Oi gente

Ontem fomos consultar com a Dra. Iara para saber como introduzir a alimentação para a Helena. Ela nos explicou assim:

4 a 5 dias de suquinhos (qualquer fruta)
+ 4 a 5 dias de frutinhas amassadas ou raspadinhas
+ 4 a 5 dias de almoço (comida normal amassada - não é para passar no liquidificador)
+ 4 a 5 dias para introduzir o jantar

Ou seja, em menos de um mês ela deve estar comendo de tudo. Então fomos ontem comprar uma centrífuga para facilitar na hora de fazer suquinhos e a cadeira (que minha avó me deu).

A centrífuga vou buscar hoje na loja e a cadeirinha eles entregam no sábado. Vou filmar as primeiras tentativas de alimentação da Helena para postar aqui, tá?

Beijokas

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Helena Sentada

Oi gente

Nesta segunda-feira a Helena ficou sentada sozinha pela primeira vez. Estávamos aindaem Ribeirãozinho quando a coloquei sentada em uma colcha que a D. Inês emprestou. Percebi então que ela não estava precisando do meu apoio. Tirei as mãos e ela ficou!

De lá para cá , de vez em quando a coloco sentada e ela permanece assim. Se incina para pegar alguma coisa e faz força retornando em seguida para a posição original.

Nem precisa dizer que estou super orgulhosa!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cercadinho

Oi gente!!!!

Nossa... quantas visitas em tão pouco tempo!!! Estou lisonjeada.

Bom... hoje vim falar de uma ferramenta maravilhosa na criação dos filhos. O cercadinho. Sei que já houve muita controvérsia sibre este assunto, mas acho ótimo se bem utilizado. Não vamos agora deixar as crianças 24 horas por dia lá dentro, mas o que comprei para a Helena é uma mão na roda.

Além de servir como cercado, ele também vira berço de viagem e foi maravilhoso nesses dias na casa da D. Inês. A Helena se acostumou rapidamente com as sonecas e soninho nele. Além disso, agora que ela está sentando (vou filmar amanhã e postar aqui), vai ser super legal deixar ela ali brincando para que eu possa cozinhar, por exemplo. É um ambiente estimulante e seguro. Só tem uma coisa. Ela brinca muito melhor se não nos vê por perto. Quando estamos em seu campo de visão ela fica reclamando, pedindo para sair. Mas quando acha que está sozinha desiste de reclamar e brinca à bessa.

Conforme a Val pediu, aí vão as fotos do cercadinho da Helena.
Pergunta se eu gosto!!!!

Beijos

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Passeando....

Oi gente....

Estive sumida porque estivemos passeando com a Helena um pouquinho. Fomos aos casamento do primo do Marlon, o Julinho em Ribeirãozinho - MT. Foi puxado mas valeu muito à pena. A Helena adorou também.

Na viagem de ida, umas 9 horas de carro, se comportou muito bem. Saímos na hora do cochilinha da manhã dela, por volta das 10:00 e assim ela dormiu quase metade da viagem. Foi ótimo!!!! Quando chegou lá, as primas já queriam brincar com ela, mas coma casa e muita gente estranha ela chorou um bocadinho e estranhou. Então coloquei ela para dormir e tentamos de novo no dia seguinte. Depois do segundo dia, ela já estava indo de colo em colo. Conheceu quase todos os tios-avós por parte de pai.

Só no casamento é que não teve jeito da mamãe ficar. Deu barraco na hora de dormir e não quis saber de dar uma esticadinha. Então fui para casa com ela e deixamos o papai curtir a festa até o final.

Adorou o novo cercadinho e dormiu nele super bem. Vai ser ótimo para as viagens. Na casa do tio do Marlon, onde ficamos, fomos super bem recebidos por ele e pela esposa que fizeram com que nos sentíssemos em casa. Lá também tinha na sala uma poltrona igualzinha a que eu comprei para amamentar e isso também facilitou muito minha vida.Deixe-me apresentar os tios-avós Konzen da Helena... Da esquerda para a direita, tia Maía, tia Sara, tia Angela, tio Geraldo, tia Rita e tia Inês. Legal, né?????

Um beijão!!!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dando uns passinhos e organizando o blog

Oi pessoal

Com a rotina da Helena entrando nos eixos, estou tendo de novo um pouco mais de tempo para mim e para organizar as coisas. Estou dando uma mexida no blog pois estava achando meio entulhado. Agora fiz links para as medidas de crescimento da Helena e do meu emagrecimento. Assim a coisa fica mais organizada. Também vou dar uma mexida no visual do blog... mas isso demora mais um pouquinho.

Bem, queria deixar as mamães de plantão tranqüilas. A preocupação da Deisi até seria justa se a rotina de mamadas fosse imposta por mim. A Helena desde o dia que nasceu (para sorte minha) sempre mamou a cada 4 horas. O resto da rotina eu adaptei ao redor das mamadas. Aliás, passei um mês amamentando a cada duas horas e meia, depois de muita gente falar que ela ia desidratar e coisa e tal. Acabou que ela engordou rigorosamente a mesma coisa dos outros meses e ainda tinha a maior preguiça de mamar... Era um suplício!!!

Mas agora, gente, dá uma olhada nas peripécias da pequena Helena!!!!

Beijos

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Fazendo arte

Oi gente

Seguinte... hoje estou finalmente recuperada. Acontece que há mais de uma semana eu não dormia direito. A Helena passou a acordar todas as noites, três ou quatro vezes. Estava quase louca e num mau-humor considerável.

Durante o dia ela estava dando alguns cochilinhos de meia-hora, mas já acordava irritada e tinha saído completamente da rotina. Em grande parte a culpa foi nossa. Quando ela começou a acordar de noite, ao invés de deixarmos ela voltar a dormir sozinha, levantávamos e dávamos a chupeta pois assim era mais fácil, e logo ela voltava a dormir.

Esta semana dei o basta! Anteontem ela voltou para o esquema da choradeira. Li no meu livro (na verdade a bíblia " O que esperar do primeiro ano") que bebês nessa idade aprendem o esquema ainda mais rápido, pois já percebem que se choram e os pais não vêm, é melhor parar de chorar. E foi verdade. A Helena estava mamando às 22:00 e acordando por volta das 4:00 para mamar. Depois voltava a dormir até às 8:00. Mas isso fora as demais acordadinhas da chupeta. Na primeira noite a coloquei no berço às 20:00 depois de dar banho e de mamar e desliguei a babá eletrônica, pois o choro dela me agonia. Assim eu ouvia mais de longe. Chorou cerca de meia hora e dormiu. Às 22:00 peguei, dei de mamar e coloquei de volta no berço. Lá pela 1:00 ela acordou e deixei chorar pois ainda não estava na hora que ela mamava (era uma acordadinha da chupeta). Chorou por uma hora e dormiu. Às 3:00 acordou e dei de mamar. Voltou a dormir. Às 6:00 acordou e dei de mamar. Dormiu até as 8:00. E eu não dormi nada!!!

Na segunda noite, chorou para dormir mas só acordou às 5:50. Aí dei de mamar e foi até as 8:00. Já dormi melhor mas ainda assim ficava apreensiva durante a noite esperando que ela acordase a qualquer momento.

Agora essa noite!!!!!!!!!!!!!! Chorou para dormir mas acordei assustada com o despertador do meu marido às 06:30!!! Fui ver se a babá estava funcionando e voltei para a cama. Ela acordou às 07:20!!!!!!!!!!!! Estou refeita!!!!!

Rotina atual da Helena
07:30 Acorda e mama
10:00 Soneca
12:00 Acorda e mama
14:00 Soneca
16:00 Acorda e mama
19:30 Ritual de caminha... Vai tomar banho e mamar
20:00 Cama
22:00 Acordo para a última mamada

Legal, né???? E agora que ela parou de fazer arte à noite, tá fazendo mais de dia... Dá uma olhada no vídeo!!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

5 meses e troca de pediatra

Olá pessoal

Estamos comemorando os 5 meses da nossa pequena Helena. E começamos por procurar um pediatra que apóie o que todos os órgãos de saúde do mundo preconizam...a AMAMENTAÇÃO.

Mês passado fiquei muito frustrada com o médico da Helena. Depois de três meses de luta intensa para conseguir amamentar, e todo o sofrimento relatado aqui, finalmente eu tinha conseguido passar um mês maravilhoso amamentando meu bebê. Chegou ao pediatra toda feliz e escuto: "tudo bem, mas esse mês vamos entrar com as frutas e sucos."

PARA TUDO QUE EU QUERO DESCER!!!!!!!!!!!!!! Parecia surreal... depois de passar anos e anos ouvindo que o melhor é amamentar exclusivamente até os 6 meses, sofrer com a preparação dos seios na gravidez, com as rachaduras na primeira semana. Depois de amamentar chorando sei lá quantas vezes. De ver meu bebê com sanguem meu escorrendo até o pescoço... Tudo isso para só amamentar exclusivamente com prazer por um mês??????

Tinha dois sonhos associados à maternidade. Um deles era o parto normal. Esse todos os médicos aconselharam contra por causa do tamanho da Helena, minha pressão que subiu, etc. O outro era a amamentação exclusiva. Esse eu lutei muito para conseguir e quem vem acompanhando o blog pode atestar. Então quando comuniquei ao médico que não era esse nosso desejo, comecei a ouvir sermão... Que ela depois não ia querer comer nada, que isso não tinha nada a ver com imunidade, etc.

Então peguei indicação de uma pediatra homeopata da minha vizinha e levei a Helena ontem. Ela é bem bagunceira - hehehehehe. O consultório estava uma zona - kkkkkkkkkkkkkkkk. Mas examinou a Helena com calma, sem pressa, e disse que ela está ótima. Ela não cresceu esse mês e ganhou meio quilo. MAs ela disse que para o tamanho dela, o peso está ótimo. E que o desenvolvimento dela está muito bom e que não precisamos nos preocupar. Além disso tirou a vitamina que o pediatra anterior mandou dar. Disse que aqui em Cuiabá não é necessário pois temos muito sol e nenhum problema com fixação da vitamina D. Disse para continuar só no peito e mês que vem entramos com suquinhos e complementação de ferro (que é recomendação do ministérios da saúde). Ela disse que a introdução da comida deve levar uns dois meses.

Mal posso esperar para saber do que a Helena vai gostar - hehehehehehe

Um beijo

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Neném Cerejinha

Oi gente

Bom, conforme o prometido, cá estou para contar as novidades da nossa pequenina. Ela está muito mais espertinha, como era de se esperar. Esta semana faz cinco meses e está se tornando um bebezinho muito independente. Isso é muito bom ,visto que pretendo arrumar um emprego assim que possível. Por exemplo, agora ela está aqui ao meu lado, no bebê conforto, rasgando violentamente uma página de revista que eu dei a ela - hehehehehe - tá uma graça.

Ela voltou a dormir bastante durante a noite, e agora não dorme mais que meia horinha nos seus cochilos durante o dia. Em geral tenho que colocá-la para dormir a cada duas horas acordada. Se estamos na rua ela aguenta mais porque se distrai com as novidades.

Sentar sozinha deve ser uma questão de mais uma semana ou duas no máximo. No bebê conforto ela já consegue pois se apóia nas beiradas e se segura para não cair para frente (fotinho). Então estou deixando ela mais tempo lá porque antes ela queria ficar sentada para ver tudo e tinha que ser no colo.
Também se comporta muito bem quando saímos. Se está com sono eu peço ao dono da casa um cantinho para colocar ela, estendo o cobertorzinho (para ela ter algo que reconheça), dou a chupeta e o Teddy e ela dorme tranquilamente. Mamar em público é que tem sido o problema. Ela se distrai muito facilmente. Ontem por exemplo, o dia foi muito animado. Na hora do almoço fomos a um churrasco e quando chegamos em casa, tinha uma festinha. A Helena ficou conhecida como bebê cerejinha. Mas também, dá uma olhada na fofura!!!!

O resultado de tanta bagunça foi mamadas muito curtas e uma acordada para mamar às 4:30... ninguém merece - hehehehehe.

Ah... vou colocar também o vídeo que acabei de fazer dela brigando com a chupeta...



Beijos

sábado, 1 de novembro de 2008

Tecnologia

Oi gente

Hoje estamos sem fotos novas - hehehehe. Mas amanhã temos um churrasquinho com a galera e vamos atualizar. Por enquanto queria agradecer a presença da minha primeira seguidora pública, a Kicha!!!

Calma, que eu explico. Andei fuçando e acabei aprendendo a disponibilizar esta possibilidade para os meus leitores. É o seguinte, aqui, no canto superior esquerdo do blog, vocês vão ler assim: "Inscreva-se". Vocês podem usar este aplicativo para receberem as atualizações do blog de diversas maneiras, como por exemplo, na sua página inicial do Google, ou no Yahoo. Basta clicar em Postagens se você quer recebê-las e em Recados se você quer ver quem comenta meu blog...

Espero que gostem das novidades!

Amanhã eu volto para contar as lindas peripécias da minha pequena notável!

Beijos

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vídeo Gostoso

Olá pessoal...

Hoje a Helena recebeu uma visita muito gostosa. O amiguinho Bruno! Os dois conversaram muito e trocaram muito carinho. Reparem bem nos gritinhos de empolgação que ela dá (são todos dela). A coisa mais fofa... Ela tá no colo da tia Flávia... mãe do Bruno.


Beijão

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Fotinhos novas

Olá pessoal

As novidades não são muitas, mas passei para postar umas fotinhos novas. Espero que gostem!

Sentando por alguns segundinhos.... Parece um filhotinho de gorila - hehehehehe


Colinho gostoso



Peguei, mamãe.... Peguei meu pé!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Coordenação Motora


Olá pessoal

Tenho aparecido pouco mas é que diminui as sonecas da Helena... E ela tem dormido melhor à noite... assim como nós!

Levamos a pequena ao pediatra esta semana e ele ficou meio zangado com a gente. Ele queria que eu começasse a dar sucos e frutas a ela, mas nós decidimos pela amamentação exclusiva até os 6 meses, uma vez que ela anda se desenvolvendo muito bem. Ele falou que não era bom porque a criança fica muito seletiva e depois não vai querer determinados alimentos. Mas isso é para se resolver depois se acontecer...

Ela já vem me pedindo Angú há bastante tempo... eu explico carinhosamente para ela que ainda não posso dar para ela. Então esta semana ela resolveu me pedir bobó... Novamente tive que explicar que ela vai ter que esperar um pouquinho - kkkkkkkkkkkkkkkkk.

O que anda se desenvolvendo mais rapidamente agora é a coordenação motora dela. Já fica em pé sozinha se estiver apoiada em nós... Além disso, esta semana ela pegou pela primeira vez os pés. ADOROU!!! E já conseguiu colocar um deles na boca... Imaginem a felicidade da pequena!

Também conseguiu finalmente levantar o peito hoje quando colocada de bruços... Isso ela demorou um pouco pois ela não gosta de ficar nessa posição muito tempo.


Bem... por hoje é só!!! Um beijão

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Quarto mês

Oi gente

Estou dando uma passadinha rápida para mostrar umas fotinhos novas da Helena.
Ela está cada dia mais fofa e mais espertinha. Agora já fica um bom tempo sentadinha apoiada no sofá e adora ficar em pé. Aí quando cansa cai sentadinha...
Nessa fotinho aí ela tá assistindo o DVD da Bebê Mais Bichos... que ela ganhou e ADORA!!! Toda durinha!



Nessa outra ela ficou em pé sem ninguém segurar. Agarrada no papai!

Eu ando meio sumida, entre outras coisas, porque ela anda me tomando mais tempo. Agora deu para acordar lá pelas 5 da manhã. Hoje reparei que ela nem queria mamar. Simplesmente está ficando sem sono. Então, resolvi diminuir as sonecas diurnas. Hoje em vez de fazer duas de 2 horas, vou ver se ela faz 2 de 1:30. Aí veremos se à noite ela se empolga... Tomara!!!!

Ela também já consegue direcionar melhor as mãozinhas para pegar o que quer, embora ainda exiga alguma concentração. Ontem ela já passou um brinquedinho de uma mão para a outra. MAs foi assim meio sem querer. Aí no vídeo dá para ver ela tentando pegar a garrafinha de Coca-Cola no shopping, onde fomos almoçar domingo.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sonecas resolvidas - passeio - visita

Oi pessoal

Fiquei um tempinho sem aparecer... é que ando meio ocupada. Mas cá estou eu novamente. Vim contar as novidades.

Lembram das sonecas de meia hora? Consegui resolver. Segunda-feira aproveitei o cochilo da Helena para ficar no quarto dela no ar condicionado (o calor aqui anda fora do sério). Foi então que percebi que ela acordava poucos segundos depois de largar a chupeta. Com isso ela também voltou a acordar de noite. A princípio era só às 3:30 da manhã. Não me atrapalhava muito. Eu ia até lá, dava a chupeta, o Teddy e voltava a dormir. No entanto, com o passar do tempo ela passou a acordar quase de hora em hora. E eu tinha que ir até lá dar a chupeta. Ou seja, minhas noites viraram um inferno!

Então resolvi dar adeus à chupeta na hora de dormir. Agora eu coloco ela no berço e dou o Teddy. Ela chora um pouco. Em geral, até 5 minutos. Mas é um chorinho manhoso de reclamação... raramente ela grita. Ainda assim, no começo, ela acordava à noite. Eu pegava meu travesseiro e ia pro quarto dela e alternava entre fazer um carinho e deixar chorar um pouquinho. Agora ela ainda dá uma acordadinha nas sonecas durante o dia, mas eu nem vou no quarto... fico ouvindo na babá eletrônica e normalmente ela volta a dormir em menos de 5 minutos e completa a soneca de 2 horas. Isso tem deixado ela bem melhor disposta. Ela está mamando de 4 em 4 horas novamente e já parou de acordar à noite.

Colocamos ela no berço entre 20 e 20:30 depois de dar banho e dar de mamar. Lá pelas 22:00 ou 22:30 eu acordo ela, dou de mamar, troco a fralda, boto uma roupinha mais quentinha (por causa do ar) e coloco de volta no berço. Nessa hora ela nem chora mais. Vai direto até as 7 ou 7:30 da manhã. Acredito que logo ela deva parar de dar essas acordadinhas nas sonecas.

Final de semana passado fomos passear em Cáceres. Estava tendo o Festival Internacional de Pesca e eu ainda não conhecia a cidade. Devo dizer que fiquei decepcionada. Não tinha muita gente e faltava sombra na cidade. Era um calor... mas um calor... que beirava o insuportável. O ponto alto foi o almoço no restaurante flutuante. Isso foi bem gostoso. Mas não ficamos muito tempo pois não tínhamos onde nos abrigar do calor. Tomamos uma banana split e fomos embora. Agora olha a carinha da Helena na sorveteria... Muito engraçada! KKKKKKKKKKKKK


Então esta semana, o titio Geraldo ligou para vir conhecer nossa princesinha, já que estava na cidade a trabalho. A Helena não se fez de rogada, mal deu de cara com ele, abriu um sorrisão... uma gracinha!!!! Não podíamos deixar de registrar o momento, né? Então, aí está!

Além disso, ontem registramos a compulsão da Helena pelo celular do papai... Ela agora está começando a pedir as coisas e tentar pegá-las. Já direciona a mão direitinho e tem horas que parece que vai sair andando para atingir o objetivo. Já começou também a reclamar quando não consegue pegar algo que quer, ou quando tiramos ela de onde ela quer ficar.




E hoje ela conseguiu se levantar e sentar sozinha por alguns segundos. E fez isso com bastante desenvoltura. O problema agora tem sido sustentar o corpo lateralmente. Como poderão ver no vídeo, ela estava com a lateral apoiada no sofá. Senão ela cai de lado - hehehehehehe.


Beijos a todos

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Mãe desnecessária


Olá gente!!!!


Passando para contar as novidades. Helena há dois dias andava meio chatinha. Mas também... pudera! Catorze dias sem evacuar!!! Pobrezinha...


Anteontem começou a ficar chatinha. Mas isso era normal. Normalmente ela fica assim, consegue evacuar e passa... Mas nada aconteceu. Passou o dia todo assim. No final da tarde tentei usar um supositório de glicerina mas não aconteceu nada também. Na hora de dormir, tive que embalar no colo, coisa que não preciso fazer há tempos. Mas dormiu a noite toda.

Ontem, a mesma coisa, não brincou de nada desde que acordou... Quando chegou perto das 15:00 desatou a chorar sem parar. Não havia o que eu pudesse fazer para ela parar. Estava desesperada. Então fomos no médico. Ele examinou ela todinha e disse que não tinha nada. Que devia ser uma virose. Achei ele bem inseguro e perguntei se aquilo era normal... Ficar tantos dias sem evacuar. Ele disse que não. Então perguntei o que deveria fazer. Ele indicou uma gastroenterologista pediátrica. Conseguimos consulta para hoje de manhã. Mas ontem no final da tarde, ela acabou fazendo um pouquinho de cocô e melhorou sensivelmente de humor. Então logo vi que não era virose nenhuma.


Mas, já que a consulta estava marcada, levei na gastro hoje. Ela falou que ela está ótima e que é normal sim!!!!!! Bebês que mamam no peito podem ficar até mais tempo que isso sem evacuar sem qualquer prejuízo de nada. Falou que, se por acaso, isso se tornar MUITO incômodo para ela, poderemos mais prar frente introduzir alimentos laxantes, como mamão... mas nada por enquanto.

Mas ao meio dia ela encheu a fralda - kkkkkkkkkkkkkkk - e voltou a ser o bebê calminho de sempre!

O pior foi que a médica falou que a Helena tem um soprinho no coração e que seria bom procurar uma cardiologista pediátrica que ela indicou.... Enfim... vou marcar, embora sopros sejam muito comuns em bebês de até um ano. Portanto, nem vou me estressar!

Quanto à foto, já viram a carar de sapeca? Já tá ficando com cara de mocinha! hehehehehehe


Tropecei neste texto e achei legal para pôr aqui.... Espero que gostem!

Um beijão

Mãe desnecessária

A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o
passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase
e ela sempre me soou estranha. Até agora. Agora que minha filha
adolescente, aos quase 18 anos, começa a dar vôos-solo. Chegou a hora
de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria
embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma
batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para
controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da
frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito,
tenho que me tornar desnecessária.

Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor,
preciso explicar o que significa isso. Ser 'desnecessária' é não
deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque
vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não
conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para
traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e
cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando
e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um
novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um
processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se
transformar ao longo da vida.

Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a
própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza
de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no
sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço
apertado, o conforto nas horas difíceis.

Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse
é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser
'desnecessários', nos transformamos em porto seguro para quando eles
decidirem atracar.

Márcia Neder

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Consulta

Olá pessoal

Ontem de manhã tive que levar a Helena no médico de novo. Acontece que o sapinho voltou nas coxinhas dela e na virilha. Fui para confirmar se era isso mesmo porque nunca tinha visto sapinho antes da outra vez que ela teve. Era... agora vamos voltar a fazer o tratamento com pomadinha por uma semana. A vantagem é que ela parece não estar nem incomodada... Então deve transcorrer tudo tranquilamente.

Fora isso não temos muitas novidades, a não ser que ela está SUPER conversadeira hoje e cada vez mais esperta. Está fazendo várias tentativas de sentar sozinha e às vezes quase consegue. Mas deixa eu explicar... eu sento ela recostada e ela tenta levantar o tronco para a posição ereta. Uma graça... Mas fica meio frustrada quando não consegue. Então, às vezes, eu puxo ela e ajudo um pouquinho para ela ficar mais feliz.

Quanto aos cochilos dela, continuam curtinhos, mas li que algumas crianças são assim mesmo. Então estou colocando ela para cochilar a cada hora e meia. Assim ela não chega a ficar irritadinha. O videozinho é de eu colocando ela para dormir. A qualidade é baixa para que não ficasse pesado (acho um tédio aqueles vídeos que ficam travando) e o ângulo não é muito bom porque se ela vir a câmera fica hipnotizada - kkkkkkkkkkkkkkkk. Mas dá para ter uma noção do quão tranquilo é colocá-la na cama.




Ontem demos um pequeno passei por um shopping aqui perto de casa e ela estava ótima. COnversou com todos os vendedores - hehehehehe. Nunca imaginei que fosse ser tão gostoso. O único problema é que tenho pouco tempo para mim durante a semana porque ela dorme pouco, mas pelo menos ela está um anjinho.

Um beijo

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Final de Treinamento

Olá pessoal

Antes de mais nada, vou passar o link aqui do livro do qual tenho falado... Algumas pessoas se mostraram interessadas e nas livrarias tem vários livros com este mesmo título. Então, para evitar confusão, aí vai:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=401692&ID=BD3B341C7D8090F11320A1090">http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=401692&ID=BD3B341C7D8090F11320A1090">http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=401692&ID=BD3B341C7D8090F11320A1090

Quanto à Helena, hoje o dia está sendo ótimo. Primeiro porque ela dormiu das 22:00 às 08:30 direto!!!! É verdade... não fez nem som na babá eletrônica! Além disso tem estado muito mais calma.

Só tenho um ajuste a ser feito no programa... ela ainda não entende a duração das sonecas. Ao invés de dormir 1:30 a 2:00, tem dormido entre 0:30 e 1:00 nas sonecas. O problema com isso é que quando ela acorda tem que mamar e aí quer dormir no peito. Ou seja, acho que ela ainda não entendeu que não dorme mais depois de mamar... Mas não chega a ser um grande problema pois aí eu acordo ela porque troco a fralda e ela acaba ficando feliz e brincando comigo. Só que as brincadeiras tem que ir ficando mais calmas ao longo do dia, senão ela fica chatinha. Antes eu estava tentando fazer ela dormir de novo mas isso estava gerando muita irritação e não estava havendo evolução alguma, então hoje mudei de estratégia. Tento deixá-la acordada pelo maior tempo possível (em geral 2:00) e coloco para dormir. Não importa o quanto ela dorme, quando acorda eu dou de mamar e pronto! Minha esperança é que com o tempo ela se acostume com a rotina e acabe dormindo um pouco mais.

Bom, o videozinho é da atividade vespertina da Helena. Como é muito quente, ficamos no quarto com o ar ligado e eu coloco um colchão de casal que tenho no chão para brincarmos. Ela adorou o Cebolinha e fica derrubando ele e rindo! Uma gracinha.



Já a fotinho foi da chegada em casa depois do passeio no shopping. Agora podemos sair com ela sem nos preocupar com crises de chororô... Está muito comportada. Como ela já estava com soninho, dei o Teddy (ou Tédio, como chama o papai - hehehehehe) que é o companheiro de soninho dela. Parece que ela gostou, né?

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Tranquilidade

Oi gente

Hoje estou passando para contar que minha vida melhorou... e acho que a da Helena também. Ela está muit mais bem humorada e parece estar até aprendendo mais. Quase não fica no colo... só quando queremos dar um abraço ou precisamos carregá-la... ou seja, o colo é uma opção e não uma obrigação sem fim...

Eu também estou tendo algum tempo para mim. Hoje, por exemplo eu e o Marlon levantamos umas 6 e pouco, nos arrumamos (coisa que eu sempre fazia correndo com a Helena me esperando na minha cama), tomamos café da manhã juntos e ainda saí com o cachorro.

Depois o Marlon saiu para o trabalho e eu esperei. Quando foram 7:40 ela acordou. Dei de mamar, troquei a fralda e coloquei no tapetinho. Ela ficou quase uma hora brindando. Então cansou e coloquei no sofá para ela relaxar um pouco... Mas elea quer aprender a sentar sozinha, como podem ver abaixo...



Depois ainda dei um passeio curto de carrinho e agora coloquei ela para dormir de novo... Ontem pela primeira vez ela conseguiu cochilar mais de uma hora... foi uma hora e meia... por incrível que pareça, no consultório médico, ao invés de em casa no silêncio do bercinho - kkkkkkkkkkkkkkkk.

Hoje também ficou 2 horas acordada, ao invés de 1:30 como vinha fazendo... Assim acho que vou conseguindo regular o relógio dela, né? Vou contando aqui como as coisas se encaminham...

Beijos que vou aproveitar o cochilo dela para descansar também.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sucesso... pelo menos temporário

Oi pessoal

Apesar de resfriada, volto hoje mais animada. Parece que conseguimos treinar a Helena para dormir sozinha. Pelo menos parece - kkkkkkkkkkkkkkkkk. Compramos o livro "Nana Nenê" e eu li. Domingo começamos a colocar em prática o treinamento.

A princípio tudo se baseia no fato de que a criança precisa de uma rotina que, embora possa ter horários flexíveis, deve ser rígida. A criança deve sempre ser alimentada, fazer alguma atividade e depois dormir e não, como a maioria de nós faz, alimentar e colocar para dormir. A atividade pode ser qualquer uma... Por exemplo, de madrugada, você não vai ficar brincando com seu filho. Mas basta então que troque a fralda dele. Assim ele separa o fato de mamar com dormir e associa que antes de dormir ele deve estar fazendo alguma atividade.

Domingo tudo correu mais ou menos bem... e também estávamos muito empolgados. À noite ela resistiu bastante... Chorou cerca de 1:30h... mesmo enquanto nós tentávamos acalmá-la. Ontem, eu quase entrei em parafuso... todas as sonecas foram estressantes. Ela chorou muito e eu estou gripada e, portanto, sem muita paciência. Nada parecia acalmá-la. Mas notei que ela já estava se alimentando melhor pois havia mais xixi nas fraldas.

Quando chegou a noite eu estava no meu limite. Exausta. O Marlon me ajudou e quando chegou a hora da última mamada eu estava desesperada. Dei de mamar, troquei a fralda e fiquei um pouco com ela num colchão no chão do quarto para ela relaxar. Quando ela começou a demonstrar cansaço, peguei-a para colocar no berço. Já estava apavorada e com certeza de que ouviria outra sessão de choro. Ela começou a reclamar e eu dei a chupeta. Ela dormiu quase que imediatamente!!!!!!!!!!!!!! E foi até as 7 da manhã!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parecia um milagre! Já estávamos começando a duvidar do programa quando começou a funcionar.

Hoje de manhã, ela acordou bem humorada e brincou um pouco no tapetinho dela, como podem ver no vídeo. Começou a mostrar sinais de cansaço e quase dormiu ali mesmo. Coloquei-a no berço e o milagre se repetiu... ela dormiu em 1 min.

O único problema é que, segundo o livro, os cochilos dela devem durar nessa idade entre 1:30 e 2:00 durante o dia para ela ficar bem descansada. No entanto, ela não tem dormido mais que uma hora por vez, o que a deixa meio irritada conforme o dia vai passando.

Ela despertou dando risadas às 9:30. Levei-a na casa de uma visinha que tem um menino de 1 ano e meio. Ela adorou vê-lo brincar e observar as pessoas. Às 11:00 tava cansada. Trouxe para casa e ela demorou um pouco para dormir pois estava muito agitada. Dormiu agora às 11:30. Espero que esteja mais cansadinha e que consiga dormir um pouco mais para acertar o relógio - kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Depois conto mais!!!!


sábado, 13 de setembro de 2008

Tá difícil!!!!

Oi gente...

Só tô dando uma passadinha para atualizar mais ou menos. Essa semana está sendo bem cansativa mesmo. Terça fomos ao pediatra com a Helena e está tudo muito bem com ela. Embora ela só tenha ganho 400g esse mês, está super saudável e cresceu super bem. Agora está com 60 cm.

No mais, há dois dias ela está muito chatinha. Olhei as gengivas dela e tem dois dentes de cima e dois de baixo descendo... A pobrezinha chora a cada 15 minutos. Ontem demos uma passadinha no shopping e compramos aquele mordedor de mãozinha. Ela adorou mas ainda não sabe segurar as coisas sozinha... o polegar ainda vai para o mesmo lado dos outros dedos. Então eu fico segurando e ela morde bem forte.

Hoje uma vizinha me falou do nenê dent em gel... disse que é muito bom. Principalmente para ela dormir à noite. Ontem ela não dormiu de tarde e de noite acordou às 3, às 4 e às 7:30 da manhã. Depois dormiu até as 10:30. Mas eu estou morta!!!!

Outra hora volto com mais ânimo!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Esclarecimentos

Oi pessoal

Estou vindo aqui para comemorar com vocês... A Helena ontem à tarde dormiu sem chorar e à noite chorou sá 3 minutinhos. Depois consegui acalmá-la e ela ficou quietinha no berço, bem tranquila até dormir. Nem acreditei! Agora vou fazer uns esclarecimentos sobre a técnica que estamos utilizando... mas antes, aí estão umas fotos da nossa picorrucha.
No churrasco de final de semana... não quero perder mais nada!
E o brinquedinho novo... Tia Flávia emprestou e eu ADOREI!!!!

Agora sobre ensinar o bebê:

Isa: Brigadão pela visita! Ainda não li esse livro... Vou procurar (ADORO ler - hehehehehe). Boa sorte com a Sarinha.

Kicha: Adorei você ter vindo até aqui e fui no seu blog ler o texto que você falou. No entanto, ele não se aplica ao que eu estou fazendo com a Helena. Eu jamais deixaria minha filhinha tão pequena ficar gritando sozinha no berço. Na verdade o que eu estou fazendo é criando uma rotina. Toda noite eu faço a massagem shantala nela e dou um banho bem quentinho, que ela adora. Deixamos ela brincar bastante na água para relaxar. Depois enquanto eu visto a Helena, meu marido apaga as luzes do quarto, liga o umidificador e o ar condicionado. Então eu amamento ela o quanto ela quiser. Faço arrotar, e nino o bebê. Canto as mesmas musiquinhas desde que ela nasceu para ela se familiarizar com as musiquinhas de dormir. Quando ela está quase com os olhinhos fechados eu coloco no berço.

Aí é que normalmente ela reclama. Então eu fico ao lado dela... continuo cantando e, como ela dorme de lado, eu coloco a mão no bumbum dela e embalo até ela acalmar. Quando ela acalma, mesmo ainda acordada, eu tiro a chupeta (se ela estiver com uma), saio de perto do berço e fecho o mosquiteiro. Aguardo um pouco... Se ela continuar calma, apago todas as luzes e saio. MAs fico com a babá eletrônica. Se ela chora de novo, eu volto lá e começo tudo de novo.

Além disso, atendo ela quantas vezes ela chorar de madrugada. Às vezes ela tem cólicas e eu pego ela no colo e ajudo. Resfriados ainda não teve pois está só no LM, que previne quase tudo. O que eu cortei foram as mamadas da madrugada. Não o atendimento. Assim, se tudo está bem ela dorme a noite toda. MAs mesmo assim, há duas noites ela pediu para mamar às 4 da madrugada. Tentei brincar com ela e distrair. Quando ela insistiu eu dei o peito.

Portanto, se ela não dorme, eu também não!

--------------------------------

Agora uma coisa que eu ouço muito mas discordo é que a gente tem que aproveitar porque a fase de bebê passa logo e não podemos perdê-la criando regras para as crianças.

Ter um filho é algo que deve ser muito pensado, se possível. Os filhos devem ser criandos desde pequenos para o mundo, não para nós. Na minha opinião, por mais fácil e gostoso que seja, dar toda vez o que os filhos pedem, isso não é o mais saudável. Quero minha filha valente e independente, afinal, posso lhe faltar amanhã. Mas ela vai saber que sempre pode contar comigo se precisar. Hoje eu entendo que quando alguém dá uma bronca numa criança (maior, é claro) a bronca dói mais em quem dá do que em quem leva!

Outra coisa é a culpa... Essa não existe. Culpa é algo que se deve sentir quando se faz algo que se sabe ser errado. Não é o que acontece comigo. Faço o que acho ser o melhor pra ela e procuro me informar em várias fontes antes de fazê-lo. Portanto, fiz o meu melhor... Não pode haver culpa...

Beijões

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ensinando o bebê a dormir sozinho

Olá meninas

Com o crescimento da nossa pequena Helena, estão começando a aparecer os desafios... Sei que vão ser muitos, mas a gente começa a perceber que a maternidade não é nada fácil, apesar de ser uma delícia.

O maior desafio tem sido colocar a princesinha para dormir! Criei uma rotina na qual ela acorda por volta das 6 da manhã, mama um pouquinho e dorme de novo até 9:30, mais ou menos. Depois, brinco bastante e se ela fica cansada deixo dar um cochilinho no colo mesmo... não mais que 15 min. No início da tarde, entre 14 e 14:30, faço massagem, dou banho, amamento e boto no berço. Ela dorme até 17:30, quando acendo as luzes, desligo o ar e começo a fazer movimento. Volta a rotina de brincadeiras. Lá pelas 21 e pouco começa tudo de novo, faço massagem, dou banho, converso um pouquinho, amamento bastante e coloco no bercinho por volta das 22 com tudo apagado, ar e umidificador ligados. O problema é que de uma semana para cá ela resolveu que não quer dormir sozinha. Então estou deixando ela aprender. Meu coração fica partido! Ela chora e eu não tiro mais ela do berço. Deixo chorar um pouco, dou a chupeta, embalo com a mão, coloco um ursinho que ela ganhou com ela e fico me segurando. No primeiro dia, passei mal... minha pressão caiu, fiquei tremendo, um horror! No final achei que ela podia estar com fome, coloquei no peito e em 30 segundos a danada dormiu... depois de uma hora de trabalho, tudo jogado fora! Então ateontem resisti bravamente. Ela chorou por cerca de meia hora e dormiu. Ontem, já não chorou de se descabelar... era mais uma reclamação.

Acho que está funcionando. Há três dias estou fazendo assim, tanto de tarde, como à noite. Agora à tarde ela já ficou acordadinha sozinha no berço e dormiu sem reclamar. Tomara que à noite seja assim também!

Alguém já tentou algo assim? Pelo que ando lendo, estou até no caminho certo... mas às vezes me sinto a pior mãe do mundo! Uma megera!

domingo, 7 de setembro de 2008

Fixando o resultado da enquete


Já que o objetivo deste blog é ser o diário da gravidez e também o livro do bebê (já que não estou fazendo um) vou imortalizar a enquete que elegeu o papai como o mais semelhante com a Helena... pelo menos por enquanto - kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito obrigada a todos que votaram e saibam que eu compartilho da mesma opinião!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Volta das férias

Oi pessoal

Finalmente voltamos das férias e estamos em nossa casinha. Na verdade, já estamos de volta há uma semana, mas tenho tido pouco tempo para sentar aqui. Afinal, agora estou cuidando da picorrucha sozinha de novo. Mas as férias foram ótimas. A Helena matou as saudades da família da mamãe, conheceu a família do papai, a dindinha e vários tios e tias postiços. Agora, no entanto, está bem mais calma de volta a rotina.

Tem dormido a noite toda, parece estar dando mais uma engordadinha e estamos tentando estabelecer rotina de cochilos também. Embora ela dê alguns curtinhos (10 a 20 min) durante o dia no colo mesmo, tira um maiorzinho à tarde para dar um descanso para a mamãe e ficar de bom humor até de noite. É este tempinho que estou aproveitando agora e que quero aproveitar para nadar 3x por semana já que aqui não há como passear com ela no carrinho como em Floripa enquanto faço a caminhada. Primeiro porque as calçadas de Cuiabá são uma vergonha! Não tem uma decente. Segundo porque, quando tem calçada, muita gente pára o carro em cima (super respeitoso) e terceiro porque o sol é forte demais para mim e para ela. Mas semana que vem, se a rotina já estiver bem estabelecida, volto para a academia.

No mais, Helena já está alçando vôos mais altos. Acho que esta criança não vai engatinhar. Primeiro porque não suporta ficar de barriga para baixo.... chora logo. E depois porque já está tentando sentar sozinha e fica em pé com pouco apoio.... A gente só precisa equilibrar. Olha esses videozinhos, que gracinha!

Beijos