Páginas

Minhas três Princesas

Lilypie Kids Birthday tickersLilypie Second Birthday tickers

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

19 semanas - controlando a alimentação


Olá pessoal!!!!!!


Mas um aniversário de barriga! Agora, quase com cinco meses estou experimentando a famosa mágica da gravidez. Tenho me sentido MUITO bem disposta. Ontem fui ao salão e depois dei um passeio para comprar algumas coisas que precisava, entre elas duas sandálias rasteirinhas, já que minhas pernas doem com o uso de saltos e os pés incham um pouco. Dessa forma, me pareceram a opção mais confortável.


Já estou bem menos inchada. Acho que a alimentação do Vigilantes do Peso está contribuindo para o combate à retenção de líquidos. Espero que continue assim!


Além disso, peguei uma pessoa para me ajudar 3 vezes por semana. A Neusa. A intenção é ver se nos acertamos para ela me ajudar com o bebê depois, já que estamos tão longe de todo mundo. Por enquanto estamos nos entendendo.


O Ícaro anda me chutando cada vez com mais freqüência. Desde a 11° semana eu sinto ele se revirar, mas às vezes passava mais de 1 semana sem sentir nada. Agora não. Pelo menos a cada dois dias eu sinto seus chutes. Por vezes, o dia inteiro. Mas foi só anteontem que o senti pelo lado de fora da barriga. Ela ficou bem dura no local que ele empurrou. Foi emocionante! Agora que o papai já chegou, quem sabe ele repete a façanha. O Marlon anda louco para senti-lo pela primeira vez, mas ele anda se escondendo - hehehehehe.

Agora, vamos às informações do desenvolvimento da semana. O Ícaro agora já está quase um homenzinho!

O feto tem movimentos voluntários, mostrando que o seu cérebro está bem conectado com o restante do corpo. Os neurônios (células principais do sistema nervoso central) estão crescendo e fazendo suas conexões para permitir o bom funcionamento do corpo.
As pernas e os braços são mais proporcionais, mas a cabeça continua bem maior do que o resto do corpo, devido ao tamanho do cérebro. As orelhas estão na sua posição definitiva, ao lado da cabeça. Os botões dos dentes de leite e também dos permanentes estão devidamente posicionados.
Entre 18 e 22 semanas é a época de fazer a ultrassonografia morfológica. Nesse exame, o feto é visto em detalhes, a procura de possíveis defeitos genéticos e outras más formações. A época ideal para fazer esse exame é entre 20 e 22 semanas, quando também o sexo do bebê é melhor visualizado. Lembre-se que nem sempre é possível identificar o sexo no momento do exame. Isso depende não somente do profissional que está realizando, mas também da posição do feto naquele momento!
Ele agora mede, da cabeça ao bumbum entre 13 e 15 cm e mede 200g.
Mudanças no corpo da mamãe: seu corpo continua se adaptando a nova realidade e o útero pode ser sentido a 1 cm do seu umbigo. O útero pesa em torno de 320g e seus seios podem ter tido um aumento de 180g cada um. Um efeito comparável ao silicone!
Beijokas!

Nenhum comentário: