Páginas

Minhas três Princesas

Lilypie Kids Birthday tickersLilypie Second Birthday tickers

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Como é difícil amamentar!

Olá pessoal...

Hoje estou passando para falar da amamentação. Na noite de terça para quarta, tomamos um susto. A Helena acordou às 3:00 da manhã para mamar e eu amamentei no seio como sempre faço para só depois complementar com a mamadeira se for necessário.

Depois de mamar bastante ela ficou agoniadinha para arrotar e eu a coloquei de pé. Só que ela golfou e tinha bastante sangue junto com o leite. Fiquei apavorada. Peguei meu livro sobre bebês e lá dizia que nesses casos deve-se procurar um pediatra imediatamente. Foi o que fizemos e às 04:00 estávamos no pronto atendimento que por sorte estava vazio.

A médica examinou a Helena (garganta, ouvido, pulmões, etc.) e decidiu que como os meus seios estão rachados o sangue era mesmo meu. Indicou uma pomada CARÍSSIMA importada que ela mesma disse que usou e que uma vizinha minha já tinha indicado como milagrosa. Chama Lancinoh e é lanolina puríssima e não precisa ser removida para amamentar pois não faz mal para o bebê. Ontem na hora do almoço comprei e comecei a usar.

Às 13:00 a Helena fez cocô e ele estava preto de sangue. Liguei para o pediatra para perguntar se aquela quantidade toda de sangue não faria mal. Ele disse que não mas que eu usasse um bico de silicone para proteger o seio. Eu já tinha comprado mas não gostei pois a Helena não consegue mamar direito com ele. Mas... resolvi usar na mamada da tarde. Quando coloquei no seio direito e ela deu a primeira puxada, o sangue escorreu pelo queixo dela. Parecia uma vampirinha. Fiquei até enjoada. Depois o leite começou a sair e melhorou. Agora a pediatra do hospital é que deu a dica certa do motivo das rachaduras. O tempo aqui está muito seco há uns 3 meses e como não posso passar hidratante no mamilo, a pele estava muito seca e portanto quebradiça. Vamos ver se com a pomada melhora.

Ontem à noite no entanto, resolvi dar um descanso para meus seios. Durante a noite ela ficou no NAN e agora de manhã tirei com muito cuidado o leite do seio com bombinha. Não saiu sangue e eu dei para ela na mamadeira. Vou passar uns dois dias assim para ver se recupera o seio mais rápido. Me sinto cukpada mas se não recuperar a médica falou que há o risco de mastite e aí é que não vou poder amamentar mesmo... então não tem muito jeito.

Estou meio triste com tudo isso, mas isso passa logo...

Um beijo

terça-feira, 29 de julho de 2008

Coisinha gostosa

Oi pessoal

Estou mais uma vez aproveitando a soneca da Helena para dar notícias. As coisas andam relativamente tranquilas. Ela já tem acordado apenas uma vez durante a noite, dependendo da hora que vai dormir, é claro. Também parece estar entendendo a rotina de apagar das luzes do quarto, a troca de roupa e fralda e a última mamada no quartinho, já prontinha para a cama. Em geral ela já se conforma e começa a fechar os olhinhos. Agora estou começando a ver se ela dorme no berço. Normalmente ela dorme no colo e a colocamos no berço depois. Hoje, no entanto, estava lendo que o ideal é colocar o bebê no berço quando ele ainda não caiu no sono, embora já esteja sonolento. Vamos ver como funciona.

As cólicas também estão dando tréguas. Ontem ela teve um pouco, mas elas estão bem mais curtas. Ao invés de sofrer por 3 a 4 horas, agora não costumam passar de uma hora e ela já consegue fazer força e soltar alguns puns sozinha... Aí só dou o luftal quando ela está muito agoniada.

Além disso, meus seios estão bem melhores e hoje já estou forçando bastante a amamentação de novo. Há mais ou menos uma hora atrás acabei de amamentar a Helena... ela nem mamou o segundo seio inteiro e cochilou... ainda não pediu a mamadeira, o que geralmente acontecia cerca de 15 a 20 minutos depois de eu amamentar. Espero conseguir tirar a mamadeira novamente e que meus seios suportem desta vez. Quanto à pegada, já li muito e vi fotos e ilustrações e ela pega direito... então não sei o que fazer... Estou passando bepantol nos mamilos pois é fácil de tirar e nos últimos dois dias estou experimentando o Mater Care que a minha médica me deu de amostra grátis. É lanolina pura e não precisa ter muita preocupação para limpar pois não faz mal para Helena. Tem ajudado bastante. Na verdade eu acho que as rachaduras foram causadas pelas cólicas. É que quando ela estava com cólicas e queria mamar ela acabava se contorcendo de dor e puxando meus mamilos até não poder mais... agora que ela está melhor ela só puxa quando quer se espreguiçar. Aí eu não deixo... tiro ela do peito e espero ela parar para colocar de novo.

Torçam para eu conseguir largar a mamadeira de novo!!!! Ah... agora a fofura do bebê... Ela está uma graça. Principalmente pela manhã ela acorda de muito bom humor. Ri que se acaba quando brincamos com ela e solta uns sorrisos todos tortinhos. O papai fica com os olhinhos brilhando quando ela faz pra ele. Aí hoje resolvi pegar a máquina. Ela ficou meio tímida mas conversou um pouquinho com a mamãe... Olha aí!

domingo, 27 de julho de 2008

1° festa Junina (ou Julina)

Oi Pessoal

Estou aproveitando um soninho da picorrucha para passar por aqui e contar as novidades... Por enquanto são todas boas! Há 4 dias que não temos mais as visitas das benditas cólicas. Helena tem estado muito melhor mesmo.

Também está bem mais espertinha... Já fica acordada o dia todo e já nos segue com os olhos. Abre sorrisos lindos quando brincamos com ela e já dá gritinhos de felicidade para chamar nossa atenção. Além disso conversa um pouco, soltando uns Gah!, Eh, etc....

Ontem fomos à primeira festinha caipira dela e, depois de muito procurar achamos, com ajuda de uma amiga, um vestidinho caipira para ela. Por conta disso nos empolgamos e resolvemos ir caipiras também. Resultado, o Marlon ficou cuidando dela a tarde toda pois como sou ÓTIMA costureira, levei a tarde toda costurando meia dúzia de retalhos numa calça do Marlon e arrumando outros detalhes das fantasias. Mas valeu à pena, né? Dá uma olhada e vê que família jeca lindinha....
A Helena foi a sensação da festa... Dançou, desfilou e, no final, já cansadinha ficou de colinho de papai... Olha que paixão.
E todo o esforço valeu à pena... o papai ganhou o prêmio de "O Caipira 2008" e foi receber a faixa com a herdeira orgulhosa.

No mais, Helena já está quase com 5 kg e está dando mais uma esticada. Como já aconteceu da outra vez, tive que voltar com a mamadeira pois ela quando dá estas crescidas exige mais leite e meus seios voltaram a rachar todinhos. Então estou dando uma folguinha para eles. Deixo ela mamar um só para o outro descansar e depois dou mamadeira. Agora já estão quase cicatrizados e acho que em mais uns 2 dias poderei amamentar direito e vou tirando a mamadeira de novo.

Vou ter que ir agora pois ela está acordando... depois volto!

Beijos

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Mantendo o bebê acordado!

Oi pessoal...

Essa é uma arte um tanto complicada, não é mesmo? Tem hora que a pimpolha quer dormir de qualquer jeito e a gente tem que ficar inventando. Essa noite, depois de muito nos esforçarmos ela dormiu cinco horas seguidas. O problema é que começou às 21:30 e acordou às 02:30. De lá para cá estou acordada. Só dei um cochilo no sofá de manhã enquanto ela deu uma dormidinha. Mas aí vai a versão do papai para manter a Helena acordada quando a mamãe já esgotou as possibilidades.




Hoje vou ver se ela fica até mais tarde... Depois passo para contar.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Vacina e primeiros limites


Oi pessoal!

Como estão as coisas? Por aqui elas andam meio tumultuadas, mas com promessas de melhoras. Ontem a pequena Helena deu uma canseira no papai e na mamãe. Ficou meio chatinha até umas 15:00. Aí dei um banho nela e ela acalmou e acabou dormindo. Lá pelas 16:00 o Marlon chegou para irmos vaciná-la, já que a vacina só pode ser feita até as 16:30 no posto de saúde daqui. Levamos a pimpolha e acho que ela pensou que a vacina fosse um sonho ruim, pois estava dormindo na hora, chorou um pouco ainda com os olhos fechados e dormiu novamente. Essa parte foi ótima. Segundo orientações médicas eu já tinha dado tylenol para ela ainda em casa e tudo transcorreu bem.

O problema foi que ela resolveu ir acordar às 21:00 e ficou acordada até a 1:30 da madrugada. Depois acordou às 4:30 e ficou acordada até as 7:00. Aí sim, dormiu até as 11:30, ficando 6 horas sem precisar mamar. Ou seja, hoje vou botar ordem no galinheiro. Primeiro, vou acordá-la daqui a pouco, lá pelas 16:30, 17:00 e bou mantê-la acordada até a hora de dormir de verdade. Além disso, resolvi limitar um pouco as mamadas. Acontece que ela mama 5 ou 10 minutos e começa a brincar com o seio. Aí, eu tiro e 10 minutos depois ela abre o berreiro e mama mais 5 ou 10 min. Ou seja, a mamada leva cerca de 2 horas!!!!!!!!!! Hoje fiquei de 11:45 a 12:30 tentando amamentar ela direito e ela de brincadeira. Resultado, lá pelas 13:30 abriu o berreiro. Só fui amamentar às 14:00 e depois de meia hora de choro ela mamou direitinho só parando para arrotar e capotou às 15:00. Hoje está sendo um dia difícil mas, se tudo der certo e eu tiver ânimo de levar o plano à risca, espero que tudo melhore para todos, inclusive para ela que vai ter pais mais bem dispostos e pacientes.

Torçam por mim e me dêem dicas, se for o caso!

Beijão

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sucesso na amamentação


Olha o papai me ensinando as tradições gaúchas.... Calma, calma... é só de mentirinha - hehehehehe


Meus dois amores tirando um cochilinho na manhã dde domingo... Ow delícia!


Oi pessoal

Tô tirando mais um tempinho para passar por aqui... Por aqui as notícias são bem boas. A que tem me deixado mais feliz é que estamos abolindo as mamadeiras aqui em casa. Isso mesmo! A Helena está deixando o NAN. Não sei o que aconteceu mas o meu leite voltou a ser o suficiente para ela. Há três dias que ela não toma mamadeira durante o dia todo. Apenas de madrugada o Marlon dá uma para eu poder descansar.

É que aqui em casa temos um esquema que está funcionando muito bem para que nenhum dos dois pais vire zumbi. Funciona assim: eu passo o dia todo com ela e amamento aproximadamente de 3 em 3 horas. Então, entre as 21:00 e 22:00 em geral eu dou a última mamada para ela. Depois o papai ( que é bicho da noite mesmo) assume o turno e vai com ela até a meia-noite ou uma da manhã quando ela pede para mamar de novo. Aí ele dá a mamadeira e bota ela para dormir. Quando ele vai deitar, liga a babá eletrônica e passa a ser meu turno de novo. Mas, como a mamadeira segura ela por 4 ou cinco horas, isso me dá umas 8 horas de sono. Então nesses últimos dias essa tem sido a única mamadeira que ela toma.

Outra boa notícia (apesar de a Helena não gostar tanto assim) é que a vacina BCG dela está reagindo. O bracinho está bem vermelhinho e meio dolorido. Estamos dando tylenol para melhorar um pouquinho pois ontem ela ficou bem chatinha. Mas tudo isso é bom pois o médico falou que se não reagisse teríamos que dar outra. Tô com peninha porque esta semana ela tem que tomar a segunda dose da hepatite... e essa ela reclamou bastante da outra vez...

Ontem tive que sair e comprar mais umas roupas para mim... pouca coisa (duas calças e duas blusas) mas muito necessárias. Já não aguento mais ser vista com as mesmas duas blusas em todas as fotos de festinhas. É que agora poucas me oferecem facilidade de amamentar. Quanto às calças, comprei duas de elastano pois assim duram mais. É que as calças de grávida já estão enormes e as minhas de antes não passam no quadril, que foi onde eu concentrei a maior parte da gordura que ganhei.

Também desisti da cinta... o negócio tava muito complicado! Se ficava bem firme da barriga, me machucava nas costelas; se ficava confortável nas costelas, ficava solta na barriga... Depois de muita confusão, comprei uma atadura e deito na cama e me enfaixo. Assim, consigo colocar a pressão correta em cada parte do abdomen e consigo viver muito melhor. Já tenho notado a diferença na barriga também. Outra coisa é que o meu sangramento agora já acabou definitivamente e dentro do prazo correto, já que ainda nem se passaram os quarenta dias. Tenho ainda é tido algumas quedas de pressão, principalmente quando me deito ou quando levanto... Mas isso é melhor do que a pressão alta que me assombrou durante a gravidez!

Por enquanto acho que é só....

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Consulta de 1 mês, sapinho e cólicas

Oi pessoal

Olha o papai corujão alimentando a filhota! E a mãozinha de muito preocupada dela... Uma graça, né?

Hoje estou finalmente tendo um tempinho para passar por aqui de novo. A Helena tem me dado um pouco mais de trabalho esses dias. Há uma semana reparei que a linguinha dela estava toda branca e achei aquilo estranho pois não parecia ser apenas leite. Levamos a pequena no médica e foi diagnosticado sapinho. Então começamos a passar nistatin na boquinha dela e dar 1 mL para ela tomar 4 vezes ao dia. Com isso ela começou a ficar muito irritada e o médico nos explicou que o problema é que o remédio faz ela ter gases. Resultado... estamos dando luftal de 4 em 4 horas e fazendo massagem na barriguinha dela. Além disso, ele falou que quando ela estivesse muito irritada, para da tylenol.

O tempo seco e as queimadas que já começaram aqui também são outro problema. O nariz dela fica ressecado às vezes e ela tem dificuldade de respirar. Então o médico passou o Salsep que não passa de soro fisiológico. A vantagem é a embalagem que faz um spray direto no nariz dela, já que não adianta pingar pois ela não sabe aspirar ainda.

O sapinho já sumiu da língua mas continua nas bochechinhas dela, então terei que passar mais uns dias o remédio, mas ela já está bem melhor. Ontem fomos à festinha de aniversário do Lucas e como vocês podem ver, a tia Luiza adorou ficar com a Helena. Não largou ela a festa inteira. Para nós foi ótimo pois pudemos nos curtir um pouquinho.
Hoje marquei horário e vou tentar fazer minhas unhas. Desde antes da Helena nascer eu não consigo ir ao salão. Minhas mãos estão uma desgraça e já ando com vergonha de colocar sandálias abertas - hehehehe. Se a Helena se comportar bem, consigo fazer mão e pé. Torçam por mim - kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Um grande beijo a todos

sexta-feira, 4 de julho de 2008

1º mês


Eu com a mamãe na festinha de aniversário do Rafael e da Amanda... Tava tão bom que eu dormi a festa toda - kkkkkkkkkkkkkkk.

Papai tava lá fazendo a minha segurança!
Eu com a mamãe hoje no shopping. Eu já tinha mamado por quase uma hora e ainda pedi a mamadeira... Puxei ao papai na comilança...


Olá pessoal

Estou passando por aqui para atualizar as notícias da minha pequena. Hoje faz um mês que ela está conosco. Parece que foi ontem que ela chegou para ficar com a gente. O tempo relmente voa e todos os dias há um monte de coisas novas naquele pedacinho de gente tão lindo.

Para começar, parece que ninguém escapa, né? A Helena teve cólicas. Ficou uns três dias meio aborrecida com isso e eu já andava sentindo novamente minha tendinite de 5 anos atrás de tanto segurar ela nos braços. Foi então que acabei lendo que bebês que são carregados por cerca de 3 horas por dia no canguru tendem a dormir melhor e chorar menos. Resolvi tentar e SURPRESA!!! Ela dormiu em cinco minutos. Parece que a pressão da barriguinha dela contra a minha, a posição que ela fica e o balancinho que é similar ao que ela sentia quando eu estava grávida dão conforto suficiente a ela. Ontem ela já estava melhor e domiu o dia todo. À noite acordou em intervalos de 3 horas e eu e o Marlon nos revezamos para atendê-la. Foi um dia bem mais fácil.

Também comecei a fazer a massagem nela. Ontem fiz e ela soltou muitos gases mesmo enquanto eu massageava. Depois fomos a uma festinha e ela dormiu 6 horas seguidas. Hoje quero ver se faço na hora de dormir. Quem sabe eu consigo dormir a noite toda, né?

Fora isso, ela está com um pouco de sapinho. Então ontem comecei a passar uma gaze com nistatina e dar 1mL para ela beber 4 vezes ao dia, segundo orientações médicas. Achei que ela ia reclamar mas isso ainda não aconteceu. Tem sido fácil. O que me dá peninha é que a médica mandou limpar a boquinha logo após as mamadas, mas ela constuma dormir quando está terminando de mamar. Aí, acabo tendo que acordar ela para fazer a higiene, mas, fazer o que, né?

Além disso, ela tem ficado mais atenta ao mundo a sua volta. Ontem passamos no shopping e ela estava fascinada com as luzes, prestando muita atenção. Ficava olhando tudo e agarrando as próprias mãos e conversando sozinha... uma graça.

Também anda ensaiando sorrisos para nós. Ontem ela passou o dia se contorcendo quando eu falava e sorria para ela. Então, à noite ela quase conseguiu. Ficou toda tortinha tentando sorrir pra mim. Quase chorei! Aliás, tenho muita vontade de chorar quando olho para ela. Fico muito emocionada quando imagino que ela saiu de dentro de mim.

Um beijão a todos e Parabéns para a Heleninha

terça-feira, 1 de julho de 2008

4º semana


Oi pessoal

Tirei um tempinho agora que minha princesinha resolveu dormir um pouco para atualizar aqui o Blog. Olhem como ela cresceu! Está bem gordinha e, medindo a grosso modo em casa mesmo ela deve ter crescido uns 4 cm, já. Está ficando cada vez mais difícil segurá-la.

Ela também tem ficado bem mais atenta e começa a ficar mais tempo acordada, embora fique entediada por não ter muito o que fazer. Ontem saiu definitivamente das fraldas recém-nascido para o tamanho P. Tem mamado bastante e parece que meu leite também melhorou.

Agora na hora do almoço por exemplo, meus seios estavam até doloridos de tão cheios e ela rejeitou a mamadeira depois. Faz uma hora e meia e ela ainda não pediu mais. Isso é muito bom! Hoje vou comprar uma bombinha para ver se consigo extrair leite e evitar dar tanta fórmula. Mas de qualquer forma, ela está ótima e eu também. Quando ela dorme eu tenho minha rotina também. Lavo e esterelizo as mamadeiras, preparo os potinhos de fórmula, fervo água e coloco na garrafinha dela e assim por diante.

A hora do banho é que também tem evoluído. Vou ver se filme uma hora dessas, mas ela já não chora mais. Ontem dei banho nela sozinha e depois passei óleo, limpei orelhinhas, o umbigo (que ainda sangra um pouquinho ocasionalmente) e cortei as unhas dela (porque ela já estava começando a se machucar de novo). Durante todo esse processo foi um chamego só. Beijinhos daqui, sorrisos dali e nada de chororô. UMA DELÍCIA!

Estou cada vez mais apaixonada pela minha Nenena!

Beijos a todos